quarta-feira, 22 de julho de 2009

O que é Ruby?

Ruby é uma linguagem de programação interpretada multiplataforma que tem muitas características em comum com outras linguagens de script como Perl e Phyton. Contudo a sua versão de orientação a objetos é mais completa que aquelas linguagens e, em muitos aspectos, o Ruby tem mais em comum com o bisavô das linguagens OOP (programação orientada a objetos) 'puras', o Smalltalk.

A linguagem Ruby foi criada por Yukihiro Matsumoto (comumente conhecido pelo apelido ‘Matz’) e foi liberada pela primeira vez em 1995.

Para conhecer um pouco mais sobre esta linguagem você pode iniciar pelo livro "PEQUENO LIVRO DO RUBY" em português e gratuito. Trata-se de livro em formato "pdf" de leitura rápida - possui menos de 100 páginas - e com exemplos simples para fixar os principais conceitos da linguagem. Está disponível aqui .

Entre muitas coisas interessantes sobre esta linguagem, eu cito a implementação de arrays que é muito prática e útil na construção de programas envolvendo operações com tabelas, matrizes e vetores.

Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário